A história da Xandô faz parte da história da Fazenda Colorado, responsável pela produção do leite que a Xandô comercializa. Tudo começou em 1872, quando ainda se chamava Fazenda Bom Jesus, localizada em Araras, SP. Neste ano, teve início a primeira produção de leite. Já em 1923 com o avanço contínuo na produção, construíram um estábulo para auxiliar no manejo do gado, aumentando a demanda local.
Em 1964 com a aquisição de parte da Fazenda Bom Jesus, rebatizada de Fazenda Colorado, dá-se início a história de uma das maiores fazendas do Brasil, hoje considerada a maior produtora de leite do país. Em 1982, é fundada oficialmente a Laticínios Xandô, pioneira na venda do leite tipo A pasteurizado, ainda embalado e distribuído em saquinhos plásticos.
Exatamente há 06 anos após sua fundação, a Xandô inova mais uma vez e passa a comercializar o leite tipo A engarrafado no Estado de São Paulo com exclusividade. O consumidor ganha mais praticidade na hora de adquirir o produto no Ponto de Venda. Já em 1995, a Xandô investe em alta tecnologia: monitoramento full time do animal, por meio de pulseiras eletrônicas fixadas em sua pata. O sistema transmite via rádio frequência informações 24 horas sobre a temperatura, peso, tempo de descanso, entre outras informações de todo o rebanho.
Em 1997 a Xandô passa a comercializar o suco de laranja 100% natural, concentrado, livre de conservantes, açúcar e qualquer outro aditivo. Na época a Sucorrico, uma das empresas do grupo, mantinha alguns pomares para a exportação do produto. A Xandô então vislumbrou oportunidade e decidiu apostar no suco, ampliando o mix de produtos. Atualmente são 08 pomares também localizados em Araras/SP que produzem cerca de 500 mil litros de suco de laranja por mês.
Em 2006 o investimento foi na instalação da ordenha mecânica mais moderna da época. Logo em 2011 a evolução continuou e construíram uma área de confinamento para 1.600 animais com sistema de iluminação e “cross ventilation” (ventilação cruzada), proporcionando ao rebanho um ambiente mais confortável, diminuindo o estresse do animal e consequentemente aumentando a produção do leite. Logo no ano seguinte, a Xandô implanta uma nova ordenha, no formato Carrossel com capacidade para 72 vacas simultaneamente.
No ano de 2013, a Xandô inaugura uma nova instalação de 34.000 mil metros quadrados em um prédio equipado com moderno laboratório, centro de monitoramento, controle dos animais e docas para carregamento de produtos. Já na central de distribuição, os caminhões são carregados e seguem para os Pontos de Venda em menos de 12 horas após a ordenha. Atualmente, são 1.900 vacas holandesas em lactação, puras de origem, que chegam a produzir 77 mil litros de leite todos os dias.
Em 2016 a Xandô amplia novamente seu mix de produtos, agora com o leite tipo A zero lactose e também com o creme de leite. O leite inclusive foi o primeiro tipo A sem lactose lançado no Brasil, configurando mais uma vez, o pioneirismo da marca. O creme de leite foi produzido em ambas as versões: zero lactose e convencional.